“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.

(Educação: Um Tesouro a descobrir - Jacques Delors)

OBF

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio e aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países. 

E este projeto recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) cujo seu objetivo está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
  
A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
  • A primeira fase ocorre no mês de Maio; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.
  • A segunda fase ocorre no mês de Agosto; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
  • A terceira fase ocorre no mês de Outubro ou Novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).

    Em 2012, as fases serão realizadas nas seguintes datas e horários: 
  • Primeira fase: sábado, 19 de maio cada turma em seu turno.
  • Segunda fase: sábado, 11 de agosto das 13h às 17h.
  • Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 6 de outubro das 13h às 17h.